Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Era uma vez um senhor que comprou um carro novo. O senhor era um jovem pai de família, professor de economia e finanças. O carro, era um belo carro: um Citroën BX a precisar de rodagem. Podia ter ido ao Algarve, a sua terra natal. Podia ter ido ao Alentejo ou apanhar uns ares da serra. Mas não. Estava bom tempo e apeteceu-lhe ir à praia.
Por acaso, e só por acaso, foi à Figueira da Foz. Presumo que seja a praia mais próxima de Lisboa. Por acaso, e só por acaso, era lá que decorria um congresso partidário. Resolveu espreitar. Parece que o senhor que ia ganhar, era bom de contas. Mas as suas eram melhores. Foi eleito. Por acaso. Um acaso, que faz lembrar a história de um outro professor de finanças.
Cavaco Silva rodou o seu Citroën BX há trinta anos. Depois disso, já mudou de carros, já mudou de cargos, mas nunca se meteu na política. De resto, o senhor nunca quis ser político, nem se considera político.
Eu ainda acho que os professores são uns senhores que dão aulas. Mas o defeito deve ser meu. E gosto mais de homens com ambição política. Duram menos tempo.